Dicas para economizar na volta às aulas

Todo início de ano é mesma coisa. Taxas, boletos, matrículas, renovações e no meio disso tudo, a lista do material escolar das crianças. Pra te dar uma mãozinha, separamos algumas dicas pra te ajudar a economizar na hora das compras. Com um pouco de organização é possível fazer uma economia considerável no orçamento. Confira:

Faça uma triagem
Antes de comprar tudo o que a lista pede, verifique os materiais que sobraram do último ano e também o que você já tem em casa. Itens como dicionário, tesoura, régua, lápis de cor e até mesmo a mochila, podem e devem ser reutilizados. Estimule o consumo consciente, desde a infância!

Planeje-se
Se a lista inteira é uma despesa muito significativa no seu orçamento, nada impede que você compre por partes. Se você se planeja com antecedência, pode dividir uma lista em vários meses ou, caso você tenha mais do que uma lista para comprar, deixar uma para cada mês. Defina: “Este mês vou comprar os cadernos e os materiais menores”, ou “…neste mês vou comprar apenas a mochila”. Quem planeja sempre toma as melhores decisões.

Compre somente o que a lista pede
É muito comum que durante a compra do material, alguns itens a mais acabem entrando no carrinho. Se estivem comprando pensando em estocar, é mais sensato esperar o ano começar para verificar qual é a verdadeira utilidade do item e como a criança vai utilizar ao longo do ano letivo. Em alguns casos, determinados materiais nem chegam a ser utilizados. Importante: tenha sempre a lista em mãos! Sem isso você também pode acabar se equivocando nas quantidades ou esquecendo alguma coisa.

Pesquise, pesquise, pesquise
Segundo um levantamento realizado pelo Procon-SP de São Paulo, os preços de material escolar chegam a variar 260% para um mesmo produto no período da volta às aulas. Grandes lojas, geralmente, possuem um preço mais acessível, mas isso não é uma regra. Na internet também podem existir algumas ofertas interessantes para quem não deixou a compra para a última hora.

Converse com as crianças antes das compras
Em muitos casos, aquele escândalo no meio de uma loja pode ser evitado com uma simples conversa prévia, sabia? As crianças entendem e se você abrir o jogo e explicar a situação financeira da família, elas escutam e ainda colaboram na economia. Depois de analisarem juntos, defina um orçamento e planeje ao lado da criança.