“Mãe, você é muito estressada”. E agora?

Atire a primeira pedra a mãe que nunca ouviu essa célebre frase de um filho. Pode ser a pressão do trabalho, correria, excesso de informações, o fato é que o estresse é um dos grandes males do mundo moderno e atinge todas as pessoas.

Quando negligenciado, pode desencadear doenças sérias, além de tornar os relacionamentos interpessoais mais difíceis de lidar. Separamos algumas dicas pra você mandar o estresse pra longe e ter uma vida leve ao lado de quem você ama.

Onde começa o problema
O que os estudiosos chamam de gatilho, também é conhecido como raiz do problema. Antes de você se sentir estressada, o que acontece? Quais são os pontos em comum no seu dia a dia que te levam à situações como essa? Se for uma atividade, repense a importância dela, ou verifique uma alternativa de fazer de outra forma. Livre-se de tudo aquilo que é desnecessário! Quanto menos peso, melhor!

 

Cuide de você (e de todo mundo)
Não é só na balança que uma boa alimentação e uma rotina de atividades físicas fazem a diferença. Cuidar de você pode e deve ser uma terapia deliciosa e saudável. Planeje suas refeições, pesquise sobre o benefício dos alimentos, planeje atividades físicas ao ar livre e sinta a transformação.

 

Faça a cama
Você já ouviu falar que fazer a cama te deixa mais produtivo? O famoso best-seller “O Poder do Hábito”, do escritor Charles Duhigg, afirma que fazer a cama diariamente está correlacionado com aumento da produtividade e maior sensação de bem-estar. É claro que não para por aí! Aproveite a energia para organizar tudo ao seu redor. Ah, conte com a ajudinha de uma agenda ou um planner pra deixar mais divertido.

 

Ame
Sem medo! Deu vontade de abraçar seu filho no meio do dia sem nenhum motivo? Abrace! Quis falar eu te amo pra pessoa amada? Fale! Relações de afeto nos ajudam a liberar oxitocina, conhecida como o hormônio do amor. <3

 

Planeje atividades divertidas
É comum que as mães estejam a cargo apenas das obrigações da rotina, tais como alimentação, banho e tarefas escolares. E é justamente por isso que as crianças nos pegam sempre nos momentos mais estressantes. Para quebrar o padrão, planeje atividades diferentes e inusitadas. Não precisa ser nada caro ou trabalhoso, atividades como preparar um bolo, fazer juntos um trabalho manual e até escrever uma carta para um parente de outra cidade podem te ajudar a viver momentos deliciosos.